O atributo nofollow é um curto código que quando presente junto a um link, indica aos webmasters que ele não deve ser seguido em buscadores (search engines).
Inicialmente, o atributo nofollow, era incluso no metatag da página e instruia search engines não seguir quaisquer links na página. Por exemplo:
<meta name="robots" content="nofollow" />
Mais adiante, nofollow foi usado em links individuais, prevenindo robots de seguir links individuais na página requerida.
Por isso o valor rel do atributo nofollow foi criado.
Isso dá aos webmasters um controle mais granular: em vez de dizer aos robots não seguir os links na página, ele permite a você facilmente instruir os robots para não rastrear um link específico. Por exemplo:
O nofollow deve ser obrigatoriamente utilizado em sites de parceiros , links para programas de afiliados ou links patrocinados.
Essencialmente, o uso de nofollow faz cair o ranking do site nos search engine, mas caso ele não esteja presente na estrutura de alguns links, o indexador pode entender que o site está tentando manipular os resultados das buscas e pode penalizar o site de seu banco de dados.
Estas informações estão baseadas na política do Google, pois muda de acordo com cada buscador, mas em geral, deve-se tomar cuidado ao criar links sem o uso do atributo nofollow para não sofrer penalizações nos search engines.
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