sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Projeto de sistemas de controle

Segundo MIYAGI (1996), o projeto e o desenvolvimento de sistemas de controle de SEDs pode ser dividido nas etapas ilustradas na Figura 1.



Figura 1. Procedimento de projeto de sistemas de controle (adaptado de MIYAGI, 1996)



















As etapas do projeto de controle são definidas em quinze atividades da seguinte maneira:
·Análise das necessidades: 1) identificação do objetivo final do sistema; 2) compreensão do objeto de controle, instalações e equipamentos; 3) organização dos conhecimentos sobre o sistema de controle (dispositivos de controle, equipamentos periféricos, etc.) e 4) abstração e análise das funções de controle, como os modos de operação e monitoração das instalações e equipamentos.
·Definição das necessidades: 5) definição das funções de controle e 6) definição do fluxo das funções de controle.
·Projeto do sistema de controle: 7) divisão das funções e definição das interfaces; 8) definição e alocação dos sinais de entrada e saída e 9) definição da estrutura do programa de controle.
·Projeto do software de controle: 10) projeto da reutilização; 11) projeto do programa e 12) projeto de programas não padronizados.
·Desenvolvimento do software: 13) desenvolvimento do programa e seu carregamento na máquina.
·Testes: 14) testes por unidade e 15) teste do sistema.

Destaca-se que na etapa de análise das necessidades é importante considerar não somente a operação em condições normais, mas também as medidas a serem tomadas em caso de falha e modo de reinicialização do sistema.

Os softwares desenvolvidos na etapa de projeto, em linguagem de controle, podem ser carregados diretamente nos controladores programáveis ou codificados na etapa de desenvolvimento do software para posterior carregamento nos controladores programáveis (CPs) (MIYAGI, 1996).

As técnicas de análise baseadas em simulação, têm um papel fundamental no desenvolvimento das especificações de controle. Este recurso possibilita a validação das estratégias de controle, facilitando assim a identificação de erros de projeto através das propriedades matemáticas e/ou verificação de cenários e situações críticas. Isto possibilita o aumento da qualidade da solução de controle na etapa de projeto. De fato, este recurso na etapa de projeto, possibilita também o desenvolvimento de softwares para dispositivos de realização do controle segundo os conceitos de prototipagem rápida (vide Figura 2) (MIYAGI, 1996).
prototipagem rápida, projeto de sistemas de controle, modelagem de sistemas de controle


Figura 2. Ciclo de prototipagem de software (MIYAGI, 1996).



REFERÊNCIAS

MIYAGI, P.E. Controle Programável - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, Editora E. Blucher, São Paulo, 1996.



Nenhum comentário:

Postar um comentário